De janeiro a novembro deste ano, cidade teve 216 crimes, segundo dados da SSP. Nos 12 meses de 2019 foram 197. Mesmo com alta, advogada diz que há subnotificação e destaca necessidade de campanhas de conscientização.


Com mais 31 estupros em novembro, Campinas (SP) chegou a 216 crimes nos 11 meses deste ano e superou o total de 2019, que registrou 197 crimes de janeiro a dezembro. O número mensal também foi o maior desde fevereiro de 2018, mês em que a metrópole do interior teve 32 casos da mesma natureza.



Dos 31 crimes de novembro, 23 foram registrados como estupro de vulnerável, quando a vítima possui menos de 14 anos ou tenha alguma doença ou deficiência mental que a impossibilite de oferecer resistência.



O aumento, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), reflete o crescimento das denúncias do crime. A pasta defende que tem intensificado as ações para reduzir a subnotificação e essas campanhas geram efeito.



"O resultado disso é que no mês de novembro 23,5% dos casos registrados correspondem a ocorrências de meses anteriores e 6,5% de anos anteriores. No período foi registrado um aumento principalmente nos casos de crimes cometidos por amigos ou parentes próximos ou que convivem com a vítima", informou, em nota.


TRADIÇÃO, MUITO MAIS NOTÍCIAS!