Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV

A represa Antonio Meneghetti, popularmente conhecida como Tambury, em Araras (SP) tem sido danificada pelo uso inapropriado do local por pessoas que realizam trilha em gaiolas ou de moto. Os prejuízos são causados em razão das manobras feitas com os veículos sobre o talude da represa.
O Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) sinalizou o local com placas proibindo o acesso, após receber denúncias do uso indevido da barragem pelos trilheiros.
A autarquia também fechou um dos acessos à barragem ao instalar uma grade de proteção. Porém, a outra via de entrada na represa, por meio da estrada rural, não tem como ser barrada, o que ainda permite que os manobristas subam até o talude.
 
Os taludes são as laterais inclinadas da barragem que permitem que a água permaneça represada. Assim, essas rampas se tornaram alvo dos manobristas que se arriscam na diversão que, além de ser ilegal, também danifica o solo devido à ação dos pneus dos veículos.
“Normalmente isso acontece aos finais de semana e eu fui advertido pela engenharia em relação ao perigo que existe na execução de tais manobras em cima do talude, pois elas geram fendas no solo, o que pode ser um problema para a manutenção da represa”, explicou o presidente do Saema, Alexandre Castagna.

Fornecimento de água

A represa é responsável por 35% do abastecimento de água em Araras e, caso o talude continue sendo danificado, a população poderá sofrer sem o fornecimento adequado de água no futuro.

"Muitas pessoas solicitaram que nós fizéssemos a reposição da terra e do gramado nas fendas que foram abertas no solo, mas não é tão simples assim de se fazer essa reposição. O ideal é que todos os moradores da região sejam conscientizados sobre o fato de que as manobras não são a finalidade da represa, assim conseguiremos preservar o local para benefício de todos”, contou o presidente.
O Saema alertou a população sobre os riscos e disponibilizou o telefone 0800-014-4321, de emergência 24 horas, para a realização de denúncias quando houver uso inapropriado da barragem.



Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV



Fonte: G1-EPTV SÃO CARLOS