A Prefeitura Municipal de Rio Claro confirmou o registro de um caso de raiva em morcego. A amostra coletada do animal, encontrado por uma moradora do Jardim América, foi encaminhada para análise do Instituto Pasteur, em São Paulo, cujo resultado deu positivo para a presença do vírus.

“O vírus da raiva é altamente letal. Então toda vez que a gente encontra um animal com essas características acende um alerta para a população se prevenir. O morcego é o principal transmissor, então toda vez que você encontrar esse animal dentro de casa é importante não realizar o toque nele. Tente isolá-lo e acione a Zoonoses através do telefone 3533-7155 para que eles possam fazer o manejo adequado e encaminhá-lo para análise”, disse Fabíola Lourenço, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

Como o morcego com vírus pode ter tido contato com gato que reside no local, um monitoramento intensivo começou a ser realizado e se estenderá por 180 dias para verificar se haverá manifestação da doença no felino. A moradora foi orientada e o CCZ vacinou o gato contra a raiva e aplicará também dose de reforço.

O governo estadual suspendeu a campanha de vacinação contra a raiva neste ano nos municípios paulistas, em virtude da pandemia de coronavírus. No entanto, a vacina é aplicada em cães e gatos contactantes, que possam ter tido contato com morcegos.

“Cada vez mais comuns em áreas urbanas”

A raiva é uma doença fatal, que pode ser prevenida pelo controle da doença nos animais e da profilaxia (tratamento preventivo) no ser humano. A doença provoca a morte de cerca de 55.000 pessoas/ano no mundo, a grande maioria (99,9%) na Ásia e África, de acordo com o Instituto Pasteur, referência no estudo da doença e que desde 1996 sedia a coordenação do Programa de Controle da Raiva do Estado de São Paulo.

TRADIÇÃO, MUITO MAIS NOTÍCIAS!


Fonte: JC de Rio Claro