A Justiça de Araras condenou o padre Pedro Leandro Ricardo a 21 anos de prisão, em regime fechado, por abusos sexuais. O ex-reitor da Basílica de Santo Antônio de Americana poderá recorrer em liberdade. Ele nega as acusações e fala em perseguição. A defesa dele afirmou que irá recorrer.

A sentença foi dada nesta quinta-feira (19). Padre Leandro, que foi demitido da igreja pelo Papa Francisco em março, era acusado pelo Ministério Público de abusar de quatro coroinhas durante sua passagem pela Paróquia São Francisco de Assis, em Araras, entre 2003 e 2006.

A condenação, entretanto, o considerou culpado de dois dos casos, um deles ocorrido em 2002 e outro relacionado ao período de 2005 a 2006, ambos envolvendo adolescentes.
“Com efeito, as vítimas foram claras ao narrar a dinâmica dos fatos, sendo certo que as quatro vítimas possuíam um ponto em comum: todas provinham de um lar desestruturado, carente e humilde”, diz o juiz Rafael Pavan de Moraes Filgueira, responsável pela sentença.

“Assim, o réu sabia exatamente dos cenários caóticos vividos pelas vítimas e, aproveitando-se de sua autoridade religiosa, sentia-se livre para agir do modo que quisesse, sabendo que não seria questionado ou enfrentado”, continuou o magistrado.
A Justiça concluiu que Padre Leandro valeu-se de sua “posição sacerdotal, de sua boa reputação à época e da força religiosa, para perpetrar os abusos relatados nos autos”.
Procurado pelo LIBERAL, o advogado de Leandro, Paulo Sarmento, afirmou que ainda não teve acesso à sentença, mas adiantou que a defesa irá recorrer.

A sentença definiu que o religioso cometeu o crime de violação sexual mediante fraude (art. 214 do Código Penal) por duas vezes, com pena aumentada pelo fato de ter autoridade sobre as vítimas, no contexto da relação padre e coroinhas.
Já quanto à acusação envolvendo outras duas vítimas, o crime que o Ministério Público apontava que Leandro havia cometido foi desqualificado para uma contravenção penal e acabou tendo a punição extinta.


FONTE: Jornal O Liberal de Americana.
https://liberal.com.br/cidades/americana/padre-leandro-e-condenado-a-21-anos-de-prisao-por-abusos-sexuais-1767884/