A economia brasileira cresceu 1,2% no segundo trimestre de 2022, na comparação com os primeiros três meses deste ano, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A quarta variação trimestral positiva consecutiva do PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país — é consequência do valor de R$ 2,404 trilhões alcançado entre os meses de abril e junho.

O resultado faz a economia brasileira avançar 2,5% no primeiro semestre e coloca a atividade econômica do Brasil em um patamar 3% acima daquele registrado no quarto trimestre de 2019, último trimestre sem medidas restritivas para conter a pandemia do novo coronavírus.

Os dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais mostram também que o PIB nacional figura no segundo patamar mais alto da série histórica do IBGE, atrás apenas do alcançado no primeiro trimestre de 2014.

O resultado positivo confirma a melhora das expectativas do mercado financeiro em relação ao crescimento da economia nacional neste ano. A última divulgação do BC (Banco Central) mostra que o PIB fechará 2022 com alta de 2,1%.

Nesta divulgação, o IBGE também revisou os dados referente ao primeiro trimestre deste ano (de 1% para 1,1%), do quarto trimestre do ano passado (de 0,7% para 0,8%) e do segundo trimestre de 2021 (de -0,2% para -0,3%).




TRADIÇÃO, UM NOVO CONCEITO DE RÁDIO! 



Por R7