O médico sanitarista e epidemiologista Jarbas Barbosa da Silva Jr. foi eleito hoje (28/9) para assumir o lugar de dominiquense Carissa F. Etienne como diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os estados membros da entidade participaram da votação durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana.


O início do mandato de cinco anos de Barbosa começa no dia 1°/2 de 2023. A presidente atual da organização ocupa a posição desde 2012, e o brasileiro atualmente é diretor-assistente da Opas.


Barbosa iniciou a carreira na organização em 2007, como gerente da área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças, e foi um dos responsáveis pelos esforços da organização para aumentar o acesso igualitário às vacinas contra a Covid-19.


O novo diretor da Opas é médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Além disso, é mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp).


Na organização internacional, Barbosa foi responsável pela coordenação das atividades regionais relacionadas à vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, saúde pública veterinária e análises e estatísticas de saúde. Em 2011, ele retornou ao Brasil para assumir o cargo de secretário de Vigilância em Saúde no Ministério da Saúde.


Entre 2015 e 2018, o médico exerceu o cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em 2018, retornou à Opas para assumir a posição de diretor-assistente.

Opas

A Opas é a organização de saúde que atende a região das Américas e serve como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS). A eleição será informada ao Conselho Executivo da OMS para que aconteça a nomeação.




TRADIÇÃO, UM NOVO CONCEITO DE RÁDIO!




Por Metropoles