O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que 2.490.880 estudantes participaram do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no domingo (13.nov). O número corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos - menor cifra desde 2009.

Entre os presentes, 2.458.504 realizaram as provas em papel (modelo impresso), e 32.376, em computador (modelo digital). A entidade alerta, no entanto, que os dados ainda são preliminares, tendo em vista que os números conclusivos dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador.

No primeiro dia de exame, os participantes responderam 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas. A prova também contou com a realização de uma redação que, neste ano, teve como tema os "desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". No total, o exame durou cinco horas e meia.


A próxima fase do Enem acontece no domingo (20.nov), data em que os estudantes terão que responder, em cinco horas, 45 questões de Ciências da Natureza e 45 perguntas de Matemática. Segundo o Inpe, o gabarito de ambas as provas será divulgado até o dia 23 de novembro, conforme previsto no edital.




TRADIÇÃO, UM NOVO CONCEITO DE RÁDIO!



Por SBT