Nos próximos 15 dias, os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde irão visitar 1.801 domicílios ararenses na busca por focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, iniciando um novo ciclo de coletas para medição do Índice de Breteau, que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas habitações humanas pela quantidade de total vistoriada.

A amostragem é realizada pelo sistema SISAWeb, por meio de sorteio. Essa será a 4ª e última ADL (Avaliação de Densidade Larvária). “Pedimos o apoio da população nas vistorias às residências. A equipe de Endemias conta com a ajuda de todos contra a proliferação do mosquito da dengue”, comentou Rafael Moreira, chefe de divisão do Setor de Controle de Endemias.

Atualmente, o índice larvário em Araras está no nível satisfatório, com pontuação menor que 1. A classificação proposta pelo Programa Nacional de Controle da Dengue segue o seguinte parâmetro: índices até 1 são satisfatórios; de 1 a 3,9 envolvem estado de alerta; e acima de 3,9 de risco.
 
Dengue em Araras

Segundo o último balanço do Setor de Controle de Endemias, Araras teve 55 casos positivos de dengue, sendo 44 autóctones (contraídos no município) e 11 importados (contraídos fora), além de 624 negativos e quatro pessoas aguardando resultados de exames.
Além da dengue, o Aedes também transmite o zika vírus, chikungunya e febre amarela.

TRADIÇÃO, UM NOVO CONCEITO DE RÁDIO!

Deixe seu Comentário