A Vigilância Epidemiológica de Araras (SP) confirmou a primeira morte por febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela, nesta quarta-feira (26). A vítima é um homem de 34 anos que morreu no dia 3 de novembro.
Segundo a prefeitura, a vítima teria se contaminado quando fazia uma trilha e buscou ajuda somente após 14 dias de ser picado. Em Leme, cidade a cerca de 30 km de Araras, 3 mortes já foram registradas neste ano.
A febre maculosa é uma doença grave, com letalidade alta, ocasionada pela bactéria Rickettsia rickettsii. A infecção se dá através da picada do carrapato-estrela infectado com a bactéria.
O médico da Vigilância Epidemiológica, Rodrigo Klein, orienta as pessoas a procurarem atendimento médico imediatamente aos primeiros sintomas, como febre e dor no corpo, e principalmente se frequentam áreas de mata.
“Se a pessoa frequenta mata ou frequentou a zona rural e teve febre, já deve entrar em tratamento. Não pode demorar pra entrar em tratamento, como foi neste caso, porque não dá tempo de resolver. O sintoma inicial se confunde com outras doenças, como dengue e gripe, dor no corpo e febre”, disse
De acordo com a prefeitura, a cidade já havia registrado um caso da doença em um homem de 61 anos que conseguiu se recuperar.
TRADIÇÃO, UM NOVO CONCEITO DE RÁDIO!
