João Gustavo, irmão de Marília Mendonça, foi às redes sociais na manhã de quarta-feira, 28 de setembro, anunciar o fim da dupla com o parceiro Dom VittorO encerramento profissional se dá por motivos de saúde: o músico foi diagnosticado com depressão e esofagite aguda, desencadeadas pela falta de tempo para lidar com o luto pela morte trágica da cantora em um acidente aéreo, em novembro de 2021.


Alexander Bez, especialista em saúde mental há mais de 27 anos, contou ao OFuxico que as manifestações psicológicas sofridas em decorrência de um momento traumático como esse sempre se fazem virais. “Cada pessoa esboça as suas reações de acordo com as particularidades pessoais. Não há generalização. O impacto dessa situação são sentimentos extremamente individuais”, começou.


Autoridade em ansiedade e síndrome do pânico pela Universidade da Califórnia (UCLA), Bez afirmou que as fases do luto são as mesmas para cada pessoa, porém as reações após o ocorrido são muito adversas. “O processo de luto mental demora nove meses, o mesmo tempo da gestação, só que ao contrário”, explicou.


“Em relação ao Gustavo, ele está esboçando o que o seu aparelho mental está determinando. Muitas pessoas se recuperam, outras levam mais tempo e outras nunca se revitalizam emocionalmente. Cada situação é separada e deve ser analisada”, disse. “Manifestações depressivas e sintomatologias físicas fazem parte desse quadro. A superação se dará com muito trabalho psicológico, juntamente com a administração de ansiolíticos e antidepressivos (para quem precisa)”, esclareceu.


“É um tratamento muito longo. Buscar o equilíbrio novamente pode demorar, por isso a calma e toda a perseverança sem essenciais”, acrescentou o médico.


No comunicado publicado na redes, Gustavo revelou se sentir incapaz de tomar qualquer tipo de decisão neste momento. “Chegou a hora de me cuidar, entender tudo o que aconteceu, viver o que não vivi para poder seguir. Não sei se na música, hoje me sinto incapaz de tomar uma decisão olhando para o futuro. A minha prioridade é ficar perto da minha mãe, do meu sobrinho e acima de tudo de mim mesmo”, disse.


Dom Vittor, que seguirá em carreira solo, falou que entende o amigo. “João é um amigo querido, o companheiro que só me trouxe coisas boas, entendo o problema em que ele esta atravessando e sempre o apoiarei”.




TRADIÇÃO, UM NOVO CONCEITO DE RÁDIO!



Por Ofuxico